SÉRIE: CIÊNCIA
por Selder
O
mês de outubro é um mês importante para a aviação brasileira. O Porquê
disso é devido ao fato de que um mineiro muito louco, como todos os
gênios devem ser, não se deixou abater e acreditou que “voar como os
pássaros era possível”. Santos Dumont provou isso no Campo de Marte, na
França às 16h45min, hora local, do dia 23 de outubro de 1906.
Voo do 14Bis no Campo de Marte |
Naquela
época, ninguém sabia muita coisa sobre absolutamente nada da aviação.
Era uma ciência que estava surgindo e que por isso mesmo era cheia de
tentativas e erros. Mais erros do que tentativas. Mas foi graças a eles
que conseguiram chegar a essa formula:
Ela
é apenas uma parte da arte de voar. Existe muito mais coisas além
disso. Porém essa fórmula é básica. Vamos definir suas variáveis:
• O L vem do inglês (LIFT), e significa sustentação. • CL é o coeficiente de sustentação e depende dos parâmetros “perfil de asa” e “ângulo de ataque” • ρ é a densidade do ar • S é a área da superfície da asa • V é a velocidade da aeronave |
De maneira simples, O L tem que ser maior do que todo o peso P do objeto. Pronto.
O que isso significa?
O planador consegue voar devido a sua |
desproporcional superfície de asa |
Se
o avião tem asas enooooormes, ele precisa de menos velocidade para
levantar voo. Se o tempo esta frio, significa que ar está mais denso e
isso aumenta a sustentação, diminuindo a velocidade mínima para alçar
voo. O avião precisa decolar e pousar sempre voltado para o vento, pois
isso aumenta a velocidade relativa.
Entende agora porque nos filmes o pessoal diz: “a pista está acabando!! Não vamos conseguir atingir a velocidade!??
A terminologia é extensa
Aerodinâmica |
Então,
no avião existem duas forças opostas: a SUSTENTAÇÃO e o PESO. Porém
para fins didáticos, os cientistas desdobram estas duas forças em mais
duas para trabalharem com vetores. Desta forma, a resultante de
SUSTENTAÇÃO foi dividida em TRAÇÃO e SUSTENTAÇÃO propriamente dita e o
PESO em ARRASTO e PESO. A TRAÇÃO é o que leva o avião para frente e a
SUSTENTAÇÃO para cima. O PESO leva para baixo e o ARRASTO para trás.
Curva aerodinâmica |
Todas
as operações com aviões, baseiam-se no controle, o tempo todo, destas
quatro forças, inclusive virar à esquerda e à direita. Não existe força
“ruim” ou “boa”. O avião é governável apenas porque ora se deseja que o
PESO “vença” ai o avião desce, ora quer que ele suba, então a
sustentação “vence”. Se deseja que vire à direita, aumenta-se o ARRASTO
em dos lados da asa e a TRAÇÃO do outro.
Hoje é fácil
Tecnologia desenvolvida no braço |
Fácil
de entender não? Fácil ‘virgula’! Fácil hoje, porque no inicio do
século XX eles não tinham a menor ideia disso. Às vezes aumentavam a
potencia do motor e, obviamente, aumentavam o peso da aeronave e ai ‘ia
tudo brejo’ e precisavam voltar para as pranchetas de projeto.
Nesta
época, a comunidade cientifica oferecia prêmios para quem conseguisse
inventar um objeto que fosse capaz de alçar voo sem apoio externo,
planar e pousar. Eram verdadeiras fortunas.
Esses loucos e suas fantásticas máquinas voadoras
Dumont e seu Demoiselle |
Muitos tentaram, mas apenas um conseguiu fazer isso. E sabem quem foi? Ele mesmo, Alberto Santos Dumont.
Nesse
ponto você deve estar se perguntando, e os irmãos Wright? Eles
inventaram ou não o avião? Isso, nobre explorador, vou deixar para um
outro artigo.
Bibliografia
Aerodinâmica e Teoria de Voo
Jorge Homa – Editora Asa
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