SÉRIE: CIÊNCIA
por Selder
O
mês de outubro é um mês importante para a aviação brasileira. O Porquê
disso é devido ao fato de que um mineiro muito louco, como todos os
gênios devem ser, não se deixou abater e acreditou que “voar como os
pássaros era possível”. Santos Dumont provou isso no Campo de Marte, na
França às 16h45min, hora local, do dia 23 de outubro de 1906.
| Voo do 14Bis no Campo de Marte |
Naquela
época, ninguém sabia muita coisa sobre absolutamente nada da aviação.
Era uma ciência que estava surgindo e que por isso mesmo era cheia de
tentativas e erros. Mais erros do que tentativas. Mas foi graças a eles
que conseguiram chegar a essa formula:
Ela
é apenas uma parte da arte de voar. Existe muito mais coisas além
disso. Porém essa fórmula é básica. Vamos definir suas variáveis:
|
• O L vem do inglês (LIFT), e significa sustentação. • CL é o coeficiente de sustentação e depende dos parâmetros “perfil de asa” e “ângulo de ataque” • ρ é a densidade do ar • S é a área da superfície da asa • V é a velocidade da aeronave |
De maneira simples, O L tem que ser maior do que todo o peso P do objeto. Pronto.
O que isso significa?
| O planador consegue voar devido a sua |
| desproporcional superfície de asa |
Se
o avião tem asas enooooormes, ele precisa de menos velocidade para
levantar voo. Se o tempo esta frio, significa que ar está mais denso e
isso aumenta a sustentação, diminuindo a velocidade mínima para alçar
voo. O avião precisa decolar e pousar sempre voltado para o vento, pois
isso aumenta a velocidade relativa.
Entende agora porque nos filmes o pessoal diz: “a pista está acabando!! Não vamos conseguir atingir a velocidade!??
A terminologia é extensa
| Aerodinâmica |
Então,
no avião existem duas forças opostas: a SUSTENTAÇÃO e o PESO. Porém
para fins didáticos, os cientistas desdobram estas duas forças em mais
duas para trabalharem com vetores. Desta forma, a resultante de
SUSTENTAÇÃO foi dividida em TRAÇÃO e SUSTENTAÇÃO propriamente dita e o
PESO em ARRASTO e PESO. A TRAÇÃO é o que leva o avião para frente e a
SUSTENTAÇÃO para cima. O PESO leva para baixo e o ARRASTO para trás.
| Curva aerodinâmica |
Todas
as operações com aviões, baseiam-se no controle, o tempo todo, destas
quatro forças, inclusive virar à esquerda e à direita. Não existe força
“ruim” ou “boa”. O avião é governável apenas porque ora se deseja que o
PESO “vença” ai o avião desce, ora quer que ele suba, então a
sustentação “vence”. Se deseja que vire à direita, aumenta-se o ARRASTO
em dos lados da asa e a TRAÇÃO do outro.
Hoje é fácil
| Tecnologia desenvolvida no braço |
Fácil
de entender não? Fácil ‘virgula’! Fácil hoje, porque no inicio do
século XX eles não tinham a menor ideia disso. Às vezes aumentavam a
potencia do motor e, obviamente, aumentavam o peso da aeronave e ai ‘ia
tudo brejo’ e precisavam voltar para as pranchetas de projeto.
Nesta
época, a comunidade cientifica oferecia prêmios para quem conseguisse
inventar um objeto que fosse capaz de alçar voo sem apoio externo,
planar e pousar. Eram verdadeiras fortunas.
Esses loucos e suas fantásticas máquinas voadoras
| Dumont e seu Demoiselle |
Muitos tentaram, mas apenas um conseguiu fazer isso. E sabem quem foi? Ele mesmo, Alberto Santos Dumont.
Nesse
ponto você deve estar se perguntando, e os irmãos Wright? Eles
inventaram ou não o avião? Isso, nobre explorador, vou deixar para um
outro artigo.
Bibliografia
Aerodinâmica e Teoria de Voo
Jorge Homa – Editora Asa

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